Promover segurança e praticar corretamente os protocolos de prevenção contra a Covid-19. Estes são os objetivos da Prefeitura de Presidente Getúlio com a contratação de monitores para atuarem no transporte escolar da Rede Pública de Ensino.

São cerca de 15 jovens que, desde o início de março, fazem os itinerários do transporte escolar. Eles orientam os estudantes sobre a devida segurança dentro do veículo, além de aferir a temperatura e higienizar o espaço interno dos veículos para evitar a disseminação do coronavírus.

O secretário de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Longen, lembra que esta era uma antiga reivindicação de pais e responsáveis pelos estudantes. “A cobrança dos pais e mães por monitores no transporte escolar era recorrente. Agora, com estudo e empenho, conseguimos implantar mais essa melhoria”, afirma.

Além dos protocolos relacionados à Covid-19, a presença dos monitores aumenta a segurança dos alunos, auxilia os motoristas, que podem se ater totalmente ao trânsito, e contribui para a conservação dos veículos. No momento, o transporte escolar opera capacidade reduzida, por conta de determinações do Governo do Estado.