O governo federal vai pagar nesta quinta-feira (28) as parcelas do auxílio emergencial 2020 para 196 mil pessoas que tiveram seus pedidos reavaliados entre novembro e janeiro. A portaria Nº 597, do Ministério da Cidadania, foi publicada nesta terça no Diário Oficial da União e estabelece que o depósito nas contas digitais e o saque acontecem no mesmo dia.

O grupo de beneficiários que receberão o benefício inclui cerca de 191 mil pessoas que contestaram a suspensão do benefício no site da Dataprev, entre 7 e 16 de novembro e entre 13 e 31 de dezembro de 2020 e foram considerados elegíveis. Além disso, 5 mil pessoas que tiveram os pagamentos reavaliados em janeiro de 2021 também terão direito de receber o auxílio. 

Essas pessoas recorreram da decisão do governo de não liberar o benefício e, agora, vão receber de uma só vez todas as parcelas a que têm direito. Na quinta-feira, os nascidos de janeiro a dezembro que foram considerados elegíveis podem fazer transações na conta digital pelo aplicativo Caixa Tem, realizar transferências ou saques.

De acordo com as informações do Ministério repassadas à Agência Brasil, das 196 mil pessoas que tiveram seus pedidos reavaliados, 8,3 mil que receberão a segunda, a terceira, a quarta e a quinta parcelas do auxílio emergencial. Outras 40,9 mil pessoas receberão as três últimas parcelas. Uma terceira faixa, de quase 68,1 mil cidadãos, receberá a quarta e a quinta parcelas. Por último, 78,3 mil vão embolsar somente a quinta parcela.

Como fazer o saque em dinheiro

O valor das cinco parcelas do auxílio emergencial é de R$ 600 ou R$ 1.200 para famílias monoparentais. Para o saque em dinheiro, o beneficiário preciso fazer o login no App Caixa Tem, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”. Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora. O código deve ser utilizado nos caixas eletrônicos da Caixa, nas casas lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui.

Auxílio Emergencial

A Caixa Econômica Federal encerra o pagamento do auxílio emergencial 2020 no final do mês. Nascidos entre março e dezembro tiveram as duas últimas parcelas do benefício liberadas para saque em janeiro. O governo federal anunciou ainda no ano passado que não estenderia o pagamento do auxílio mesmo com o agravamento da pandemia. 

*Com supervisão de Raquel Vieira e informações da Agência Brasil

Por G1 SC