Medidas referentes ao COVID-19 serão padronizadas na região

 Alto Vale está em situação de risco potencial Grave

 Presidente Getúlio faz parte do Programa de Descentralização e Regionalização das Ações de Combate à Covid-19 em Santa Catarina, instituído a partir da Portaria nº 464, da Secretaria de Estado da Saúde. Com isso, os municípios da Amavi passam a decidir, em conjunto, como agir com relação ao novo coronavírus, daqui pra frente.

O objetivo, com a criação do Programa, é que as ações tenham maior reflexo no combate a pandemia. De acordo com o monitoramento regional, o Alto Vale do Itajaí encontra-se em situação de risco potencial Grave, podendo subir rapidamente para o nível Gravíssimo. Até o momento, a região já registrou 628 casos.

A Secretária de Saúde, Iara Possamai, fala da importância da criação deste comitê regional. “O momento é muito delicado e qualquer atividade que for liberada para um município, será para os outros também, pois a realidade aqui da região é muito parecida, e a regra será aplicada a todos”, explica.

Outra mudança também neste cenário é com relação as normas adotadas e regras a serem cumpridas. A Vigilância Sanitária agora é a responsável por um possível fechamento dos estabelecimentos, caso a situação de contaminação piore na cidade. A responsabilidade era da Polícia Militar, que agora foi designada a Secretaria de Saúde do município.

 Assuntos como o retorno das atividades esportivas e a possível voltas as aulas em agosto estarão em pauta numa reunião que será realizada nesta quinta-feira, pelo Comitê Regional de Combate ao COVID-19.

FONTE: PMPG